Cidadania Digital

Cidadania digital

Como sabemos a internet é algo que revolucionou a vida social das pessoas, encurtou distâncias e ajuda em relações sociais.
O uso correto da internet é necessário seguir um conjunto de regras, padrões que nos permitam respeitar os outros e promover o bem-estar social na internet.


A etiqueta digital consiste em padrões electrónicos de conduta ou procedimento.
 Frequentemente, os utilizadores da tecnologia vêem esta área como um dos problemas mais prementes ao lidarem com a Cidadania Digital. Reconhecemos comportamentos inadequados quando os vemos, mas antes das pessoas começarem a usar a tecnologia não aprendem etiqueta digital (isto é, normas ou procedimentos de conduta adequados ao meio digital). Muitas pessoas sentem-se desconfortáveis em falar a terceiros sobre a sua etiqueta digital.
 Muitas vezes criam-se regras e regulamentos ou a tecnologia é simplesmente proibida como forma de parar o seu uso inadequado. No entanto, não é suficiente criar regras e políticas, devemos ensinar todos a tornarem-se cidadãos digitais responsáveis nesta nova sociedade. 


A comunicação digital consiste na  troca electrónica de informação.
 Uma das mudanças significativas da revolução digital é a capacidade de uma pessoa comunicar com outras pessoas. Ao longo do séc. XX métodos de comunicação digitais foram aparecendo. A invenção do telefone deu inicío a era da comunicação digital, depois ao aparecimento do telefone, a internet e foi inventada o que revolucionou os métodos de comunicação. Mas para o uso correto das comunicação é preciso saber o que é aceitável e não aceitável, como por exemplo o tipo de  linguagem o qual  deve ser o mais adequado.


A Literacia digital é processo de ensinar e aprender sobre a tecnologia e sobre o uso da tecnologia. Este processo requer capacidades sofisticadas de pesquisa e processamento da informação.


O Acesso digital é a adesão eletrónica da sociedade, para isso os utilizadores da internet tem de estar ativos e acima de tudo evitar a excluão social de outros utilizadores.


O comércio digital é a venda e compra de bens pela internet. Este método de compra e venda tem vindo a aumentar devido a criação de vários sites de compra e venda (Amazon, Ebay, etc...). O comércio digital tem vindo a atrair muitos utilizadores da internet pois os preços dos bens normalmente são mais baixos.Mas este método de compra e venda tem os seus riscos, pois existem vários sites de compra e venda fraudulentos. Por isso para usar este método é preciso muito cuidado para não sermos vitimas de qualquer fraude.


Lei digital É a responsabilidade das nossas ações, o que nos fazemos quando estamos ligados a internet, qualquer ação que nos cometemos e a e se cometermos uma menos  correta é considerado um crime. Um dos crimes mais comuns é o  furto de material audiovisual (download de músicas, filmes, etc..)

Direitos e Responsabilidades Tal como temos em qualquer constituição de qualquer país, na internet também existe um tipo de constituição que é constituído por um conjunto de direitos e deveres de cada utilizador da internet.

Saúde e bem-estar O uso intensivo da internet pode nos causar danos físicos irreparáveis como por exemplo na visão, por isso deve se utilizar a internet moderadamente para manter um bom estado de saúde físico, psicológico e social

Segurança digital Consiste num conjunto de precauções que previnam o roubo dos nossos dados, uma das precauções que é a mais comum é o uso frequente de passwords que possam prevenir roubo de dados ou ficheiros.  Mas nem todo o cuidado é pouco e por isso a instalação de um anti-virús acaba por ser essencial também.



Fonte: http://ticana_filipa7b.blogs.sapo.pt/1003.html




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Multimédia