Multimédia

  Olá a todos, bem vindos de volta!
  Hoje estamos aqui para vos falar de um conceito que pode ser definido como a utilização de diversificados meios para a divulgação da mensagem, multimédia.
  Mas então, qual é o seu conceito?
  Multimédia é um termo que provém da língua inglesa e que se refere àquilo que utiliza vários meios em simultâneo na transmissão de uma informação. Uma apresentação multimédia, por conseguinte, pode incluir fotografias, vídeos, sons e texto.



   No que toca aos tipos de media, podemos distingui-los quanto à sua natureza espácio-temporal e quanto à sua origem em media capturados (vídeo, áudio, fotografia) e media sintetizados (texto, gráfico, animação). Quanto à sua natureza espácio-temporal, os media podem ser considerados como sendo estáticos ou dinâmicos.

 Como estáticos temos então:

 - Texto: é o meio adequado para transmitir informação essencial de um modo preciso e é também uma das formas principais da comunicação assíncrona, ou desfasada no tempo como, por exemplo, os livros, os jornais, as revistas, as mensagens de SMS e o correio electrónico.

  - Imagem: conceptualmente, as imagens são mais simples do que os modelos gráficos. Ao contrário dos gráficos, as imagens  não são conteúdos corrigíveis, pois o modo como se representam não contém informação estrutural. As imagens podem ser resultado de um processo de captura do mundo real ou podem ser geradas inteiramente por computador.

  No que toca aos dinâmicos, temos:

  - Áudio: é um tipo de media que difere na sua natureza de todos os tipos de media que foram considerados até agora, já que é o único que estimula o sentido da audição, ao passo que todos os outros tiram partido do sentido da visão.

  - Vídeo: seja sob a forma analógica ou digital, é uma representação electrónica de uma sequência de imagens. As imagens que constituem a sequência de vídeo designam-se por fotogramas ou frames. O intervalo de tempo que decorre entre a apresentação de dois frames sucessivos é constante. Por consequência, o número de frames que são apresentadas por segundo, ou frame rate, não varia.

  - Animação: não se resume simplesmente a atribuir movimento a personagens desenhados, pois  de facto, a animação começou por ser um media exclusivamente destinado ao entretenimento, mas foi crescendo até se tornar numa das formas mais eficazes e expressivas para comunicar uma ideia.


  Quanto à sua origem, os tipos de media dividem-se em duas partes: capturados e sintetizados.

  - Os capturados são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o  computador, através de dispositivos como o scanner, câmaras digitais e microfones. Ex: imagens.

  - Os sintetizados são produzidos pelo próprio computador, através da utilização de
hardware e de software específico.. Ex: Adobe Photoshop, FL Studio, Ableton.

Quanto ao seu modo de divulgação, existem dois métodos de divulgação, Online e Offline

  -Em termos gerais quando falamos em divulgação de conteúdos online estamos a falar sobre a World Wide Web, mas este não é a única forma de o fazer. Aliás, nem é necessário estar ligado à rede informática para se ter uma divulgação multimédia online. Basta simplesmente colocar monitores ligados a computadores que sem estarem ligados à rede têm a informação gravada no seu disco.

 -A divulgação de conteúdos multimédia Offline é feita através de unidades de armazenamento maioritariamente do tipo digital. No caso da divulgação de conteúdos Offline os suportes que são utilizados na grande maioria das vezes são os CD's e DVD's.














Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cidadania Digital