Olá, bem vindos de novo ao nosso blog!
Hoje estamos aqui para vos falar de mais temas abordados na nossa aula de Aplicações!
Sendo assim, vamos abordar temas como o Pixel, resolução, profundidade de cor, tamanho do ficheiro e ainda os modelos de cor.
Pixel é elemento mais pequeno que forma
uma imagem digital,
sendo o conjunto de
milhares de pixéis que compõem uma imagem.
Geralmente, é
concedida uma cor a cada pixel.
Resolução de
imagem descreve o nível ou os níveis de detalhe que uma imagem comporta. O termo se aplica
igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem.
Resoluções mais altas significam mais detalhes na imagem.
A resolução de
imagem pode ser medida de várias formas. Basicamente, a resolução quantifica
quão próximas as linhas podem ficar umas das outras e ainda assim serem
visivelmente determinadas. As unidades de resolução podem ser ligadas a
tamanhos físicos (por exemplo, linhas por mm, linhas por polegada etc.) ou ao
tamanho total de uma figura (linhas por altura da imagem, também conhecidas
simplesmente por linhas ou linhas de televisão). Ademais, pares de linhas são
usados frequentemente em vez de linhas individuais. Um par de linhas é
constituído de uma linha apagada e uma linha acesa adjacentes, enquanto
"linhas" contam ambas as linhas apagadas e acesas. Uma resolução de
dez linhas por mm significa cinco linhas apagadas alternando com cinco linhas
acesas, ou cinco pares de linhas por mm. As resoluções de lentes fotográficas e
filmes são mais frequentemente citadas como pares de linhas por mm.
Profundidade de
cor, ou color depth, é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade
de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap.
Este conceito é conhecido também como bits por pixel (bpp), particularmente
quando especificado junto com o número de bits usados. Quanto maior a
quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores
disponível.
Os modelos de
cor dão-nos métodos que permitem descrever uma determina cor,
utilizando um sistema de coordenadas para isso.
Com isto nós possuímos dois tipos de modelos:
Modelo Aditivo:
que é utilizado para caraterizar cores emitidas, onde as cores primarias, o
verde, o vermelho e o azul quando reunidas originam o branco e a sua ausência
origina o preto. Este modelo é utilizado pelos monitores e pelas telivisões;
Modelo
Subtractivo: que é utilizado para caraterizar as cores impressas, onde a reunião
do magenta, o ciano e o amarelo originam a cor preta e a sua ausência resulta
na cor branca. Este modelo é utilizado pelas impressoras e pelos scanners.
Estes modelos
de cores são utilizados numa imagem através dos seus pixeis (que é a unidade
base de uma imagem, onde o seu conjunto a origina), onde cada pixel corresponde
uma cor, cor este que resulta da união de três outras cores (no caso do modelo
aditivo as cores amarelo, vermelho e azul, e no caso do modelo subtractivo as
cores ciano, magenta e amarelo).
Assim abrimos
várias propriedades das cores que consistem na intensidade da cor, no brilho e
na pureza da mesma.
Modelo RGB
O Modelo de Cor
RGB é uma sigla que resultante das palavras Red, Green e Blue, e como esta
sigla indica trata-se de um modelo aditivo.
Neste modelo
cada cor corresponde a uma certa quantidade de vermelho, verde e azul, onde
cada uma varia entre um mínimo (completamente escuro) e um máximo
(completamente intenso), sendo que quando todas estão no mínimo temos o preto e
quando todas estão no máximo temos o branco.
Assim se
representarmos esta de acordo com um cubo tridimensional de 255, por 255, por
255, temos que o:
Branco
corresponde ao (255, 255, 255);
Preto ao
(0,0,0);
Azul ao
(0,0,255);
Vermelho ao
(255,0,0);
Verde ao
(0,255,0)
Os restantes
vértices correspondem ás cores ciano, magenta e amarelo.
O modelo CMYK é
a abreviatura das parabras Ciano (Cyan), Magenta, Amarelo (Yellow) e Preto
(Black) e trata de um modelo de cor subtractivo.
Neste modelo, o
ciano é a cor oposta ao vermelho, magenta é a oposta ao verdo e o amarelo é a
oposta ao azul. Assim, magenta mais amarelo produzirá vermelho, magenta mais
ciano produzirá azul e ciano mais amarelo produzirá verde.
Modelo HSV
O Modelo HSV,
sigla para Matiz (hue), Saturação (saturation) e Valor (value) está baseada nestas características para indicar e diferenciar as cores.
Aqui, a:
Matiz ou
tonalidade, diz respeito ao tipo de cor, e vai desde o vermelho até o azul e
atinge valores entre 0 e 360;
Saturação ou
pureza, que dita a tonalidade de cinza da cor, sendo que 0% corresponde a muito
cinzento e 100% a pouco;
Valor ou
brilho, corresponde ao brilho da cor.
O modelo YUV
O modelo YUV é
um modelo de representação da cor que é dedicado ao vídeo analógico. Baseia-se num
modo de transmissão vídeo de componentes separadas que utilizam três cabos
diferentes para fazer transitar as informações de luminância (luminosidade) e
dois para as componente de crominância (cor).
A letra Y
representa a luminância (ou seja a informação a preto e branco), enquanto U e V
permitem representar a corminância, ou seja, a informação sobre a cor. Este
modelo foi criado para permitir transmitir informações coloridas para as
televisões a cores, garantindo que as televisões a preto e branco existentes
continuavam afixar uma imagem em tons de cinzentos.
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